quinta-feira, 16 de junho de 2011

Novo Arcebispo quer que Igreja em Brasília seja sinal de comunhão

Ao receber a notícia de sua nomeação como novo Arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha disse que espera conhecer melhor a realidade da capital federal em conjunto com o clero ali presente para tomar as melhores decisões.

A nomeação foi feita nesta quarta-feira, 15, pelo Papa Bento XVI e era esperada desde abril. Os fiéis da arquidiocese de Brasília já rezavam coletivamente pela nomeação, assim, o novo arcebispo anseia continuar contando com a tal dedicação nesta nova missão pastoral. 

“Quero que a Igreja de Brasília possa testemunhar a comunhão que se fundamenta na fé e que está enraizada no amor que se expressa, depois, nas diversas iniciativas pastorais”,



Dom Sérgio esteve, desde 2007, na Arquidiocese de Teresina, primeiro como Arcebispo Coadjutor e em 2008 assumiu o Arcebispado. Durante seus quatro anos de episcopado em Teresina dinamizou a pastoral e incentivou os serviços existentes. 

“No nordeste temos a graça de contar com um público muito acolhedor e com uma fé profunda e simples, mas perseverante que traz resistência diante das situações adversas”, conta o arcebispo.

Esta é a segunda vez que um arcebispo de Teresina é transferido para Brasília. O primeiro foi o Cardeal Dom José Freire Falcão que assumiu em 1984 e atualmente é Arcebispo emérito da Arquidiocese de Brasília.

“Como no nordeste, em Brasília será necessário dar atenção aos mais pobres e sofredores, mas é preciso dar atenção também às novas situações e ambientes, tanto no mundo da política, como no mundo da cultura”, ressalta o novo arcebispo.

Dom Sérgio destaca que a Igreja deve evangelizar nas diversas situações e nos diversos ambientes na sociedade, especialmente nas faculdades, utilizando os diversos meios de comunicação. 

“Eu não tenho uma receita pronta, tenho os critérios que são oferecidos pela Igreja e pelo Evangelho. Por isso, quero trabalhar em comunhão, primeiramente com o Santo Padre, com a Igreja que está no Brasil através da CNBB [Conferência Nacional dos Bispos no Brasil], cuja sede está em Brasília, com a Nunciatura Apostólica, com a Igreja de todo Brasil e com aqueles que fazem o dia-a-dia da Igreja em Brasília, assumindo a missão da Igreja: a evangelização”, salienta.